- Kefir de Leite (quefir) é composto pela associação de vários microrganismos, como leveduras, lactobacilos e bactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas).
Misturado ao leite forma uma bebida fermentada, produzida a partir de microrganismos vivos (parecido com o Yakult).
É um alimento probiótico e seu nome varia de acordo com o lugar: na América Latina chamam de tibicos; na Europa, de cristais japoneses; na Ásia e África, Kefir; e por aqui, kefir ou quefir.
Ele é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada.
Probiótico que proporciona equilíbrio bacteriano intestinal e traz inúmeros benefícios.
- É um alimento que parece uma coalhada e lembra o iogurte, mas não é.
O Kefir foi criado na antigüidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas residências atuais.
Também conhecido como “quefir”, cogumelo tibetano, tibico, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. Sua origem remonta às montanhas do Cáucaso, há séculos. O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver.
É um leite fermentado com presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. Esses microorganismos convivem em simbiose envoltos por uma matriz de um polissacarídeo de nome Kefiran.Trata-se de um agrupamento natural granulado de micro-organismos vivos que quando administrados em quantidades e formas corretas, trazem benefícios a quem o utiliza .
Proporciona equilíbrio bacteriano intestinal, auxilia no controle do colesterol, diarreias ou prisão de ventre (dependendo do tempo de fermentação), redução do risco de câncer e alguns outros benefícios.
Composição do Kefir:
O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários micro-organismo em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência. Basicamente o Kefir contém: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
Comentários
Postar um comentário